7abr/210

OAB-DF – Conheça os principais candidatos que querem a cadeira de Lins

Jacques Veloso

Entre os advogados do Distrito Federal, a temperatura esquenta muito com o surgimento de candidaturas que desejam o lugar do atual presidente da OAB-DF, Délio Lins, considerado “fraco” e “inoperante” pelos adversários.

 

Thaís Riedel

Especialista em direito previdenciário, a advogada Thaís Riedel de Resende já aparece como candidata, e tem o apoio de Severino Cajazeiras, secretário do GDF e amigo pessoal governador Ibaneis Rocha (MDB).

Guilherme Campelo

Outro candidato com potencial é o advogado Guilherme Campelo (filho de Estênio Campelo, irmão de Valmir Campelo, ex-ministro do TCU), que já começou a avisar aos amigos sobre o novo desafio que pretende enfrentar. Guilherme terá o apoio de um excelente cabo eleitoral: o pai e advogado Estenio Campelo.

Everardo Gueiros

Ex-desembargador do TRE-DF e ex-secretário de Projetos Estratégicos e Parcerias do GDF, o advogado Everardo Gueiros Filho é considerado o principal adversário de Délio Lins. O que pesa contra Gueiros é que ele foi citado na denúncia da força-tarefa da Lava-Jato no Rio de Janeiro que  deflagrou em setembro de 2020, uma operação para apurar a relação de grandes bancas de advocacia com o Sistema S no Rio. Gueiros não foi denunciado nem alvo da Operação E$quema S, mas foi descrito como alguém responsável pela escolha de escritórios para o delator, Orlando Santos Diniz.

Delio Lins

Pós-graduado em Direito Penal Econômico, mestre e doutorando em Ciências Jurídico-Criminais pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra,  Délio Lins e Silva Jr começou sua história na OAB participando de duas importantes comissões: a de Apoio ao Advogado Iniciante e a de Direitos Humanos. Em 2010, presidiu a Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante, quando propôs a criação do Piso Salarial do advogado no DF. Também sugeriu a criação da Comissão de Honorários, da qual foi o primeiro presidente. Lins foi eleito com 9.805 dos votos válidos e está à frente da OAB-DF durante o triênio 2019-2021. Lins é adversário do advogado e governador Ibaneis Rocha.

Jacques Veloso

Em 2018, o  advogado Jacques Veloso, especialista em direito tributário, conseguiu  9.557 votos e liderava a chapa da situação, e contava com o apoio do então mandatário da OAB, Juliano Costa Couto e do governador eleito Ibaneis Rocha (MDB). Veloso perdeu para Délio Lins, mas é considerado ainda um forte nome para a disputa.

A eleição para a OAB-DF acontecerá em novembro, mas a campanha já começou.

Donnysilva

Quero CompartilharShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn