29out/180

Bolsonaro é eleito presidente com mais de 57,5 milhões de votosCom 94,4% da apuração concluída, ele já totaliza 57,6 milhões de votos

Jair Bolsonaro foi eleito presidente do Brasil com mais de 55,5% dos votos. (Foto: Jorge Araúo/Folhapress)

O deputado Jair Bolsonaro (PSL) foi eleito presidente da República neste domingo (28). Após 99,2% das urnas apuradas, o candidato do PSL soma 55,2% dos votos válidos, contra 44,46% do candidato Fernando Haddad (PT). Isso correspondente a 57.501.118 votos do candidato do PSL, contra 46.744.07 do petista.

Militar da reserva e deputado federal, Jair Messias Bolsonaro nasceu em 21 de março de 1955 e está atualmente filiado ao Partido Social Liberal (PSL) Ele é deputado desde 1991 e hoje está no final do seu segundo mandato. Seu irmão Renato e três de seus filhos são políticos: Carlos (PSC), vereador do Rio de Janeiro, Flávio (PSL), deputado estadual no Rio de Janeiro e Eduardo (PSL), deputado federal por São Paulo.

Jair Bolsonaro se formou na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), um dos principais centros de excelência do Exército Brasileiro, servindo aos grupos de artilharia de campanha e paraquedismo. Ficou conhecido do público em 1986, quando escreveu um artigo para a revista Veja criticando salários de oficiais militares. Por causa disso foi preso por quinze dias, mesmo tendo recebido cartas de apoio de colegas do exército. Foi absolvido dois anos depois.

Bolsonaro ingressou na reserva em 1988 como capitão para ingressar na política, elegendo-se vereador no Rio de Janeiro. A partir de 1991 foi eleito sete vezes, sucessivamente, deputado federal. O PSL é o nono partido político de sua carreira. Sua candidatura a presidente foi lançada em agosto de 2018, com o general aposentado Hamilton Mourão (PRTB) como vice na chapa. Diáriodopoder.

 

Quero CompartilharShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn