19jun/180

Terceira via: Cristovam e Rogério Rosso colocam Izalci contra a parede

Eles se encontraram na noite desta segunda-feira (18/6) para discutir sobre a instabilidade ao redor do atual cabeça de chapa do grupo

Igo Estrela/Metrópoles

A instabilidade política em torno do nome do deputado federal Izalci Lucas (PSDB) tem preocupado aliados. Ele é o pré-candidato ao Governo do Distrito Federal em uma possível chapa formada por nove partidos e precisa estar apto a disputar o pleito em outubro. Com os integrantes da terceira via tomando rumos diferentes, os líderes da coalizão – o deputado federal Rogério Rosso (PSD) e o senador Cristovam Buarque (PPS) – chamaram Izalci para uma conversa.

Durante 40 minutos, o trio conversou no gabinete de Buarque, no Senado Federal. Izalci (na foto em destaque, de blusa clara, ao lado de Rosso) descartou a possibilidade de o PSDB ficar sem presidente regional até outubro, o que deixaria a sigla fora da disputa eleitoral no DF. Hoje, o tucano é o presidente local da legenda, graças a uma determinação do comando nacional do partido, mas essa decisão é questionada por correligionários.

Os integrantes do PSDB pedem a realização de eleições internas antes de outubro. A última investida nesse sentido, do ex-deputado distrital Paulo Roriz, está em análise pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Se a eleição não for concluída ou se o partido não tiver diretório constituído até o fim do prazo para registro das chapas, o PSDB local inteiro corre o risco de não participar do pleito. Os candidatos ficam impossibilitados de fazerem o cadastro junto à Justiça Eleitoral.As explicações de Izalci convenceram Rosso e Cristovam. Eles vão esperar mais 10 dias pela decisão do TSE antes de tomarem qualquer atitude. Além disso, aguardam a divulgação de pesquisas de intenção de voto encomendadas para terem uma ideia da aceitação pelo eleitorado brasiliense dos nomes postos dentro da coalizão.

O grupo hoje é formado por PSD, PRB, PMB, PSDC, PSC, Patriota, PSL, PPS e PSDB. O nome do PRB dentro da terceira via é o de Wanderley Tavares. Ele era um dos cotados para disputar o Palácio do Buriti antes de Izalci ser escolhido.

Após declarações sobre a possibilidade de se desligar do grupo para seguir carreira solo, Tavares foi convocado para um encontro nesta terça-feira (19/6), por volta das 17h. Cristovam e Rosso querem ouvir as intenções do evangélico, estratégico para agregar votos cristãos à coalizão das nove siglas.

 

 

fonte: Metropóles

Quero CompartilharShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn