5maio/170

Sebrae abre mil vagas para capacitar microempreendedores no DF

Sebrae abre mil vagas para capacitar microempreendedores no DF

Semana do MEI e Mutirão da Simplificação oferecem palestras, oficinas, consultorias que abordam temas como marketing, vendas e finanças Por Metrópoles Foto: Reprodução/Divulgação/Agência Brasília -

Vem aí uma excelente oportunidade de crescimento para os pequenos e microempreendedores que atuam no Distrito Federal. O Sebrae promoverá, entre 8 e 13 de maio, a Semana do MEI 2017 e o Mutirão da Simplificação, com palestras, oficinas, consultorias e seminários que abordam temas como marketing, finanças, vendas e crédito, entre outros.

As atividades serão disponibilizadas ao público em 18 pontos espalhados por todo o DF em unidades móveis, nas administrações regionais e em estruturas montadas exclusivamente para receber os empreendedores. Nos espaços, os interessados poderão realizar cursos, tirar dúvidas sobre formalização e receber orientações dos consultores do Sebrae, com atendimento gratuito e individualizado.

Segundo a gerente da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae-DF, Lucimar Santos, a meta é atender 9 mil empresários e potenciais microempreendedores individuais (MEIs). “Todos são bem-vindos. Seja micro, pequeno empreendedor ou quem ainda está pensando em empreender. Oferecemos uma programação pensada para quem busca se atualizar, melhorar o seu negócio e torná-lo mais competitivo”, explica.

Semana do MEI

Com o tema “Uma semana, mil oportunidades”, o evento é uma ação nacional do Sebrae, onde o foco é o Micro Empreendedor Individual. “O objetivo da Semana do MEI é levar sustentabilidade ao empresariado neste momento de crise, oferecendo melhorias que gerem competitividade. Hoje, são muitos os microempreendedores individuais inadimplentes. Por isso, é preciso reduzir custos e buscar diferenciais em atendimento ao cliente”, explica a gerente do Sebrae.

Haverá pontos de atendimento na Ceilândia, Asa Sul, Asa Norte, Sia, Itapoã, Recanto das Emas, Santa Maria, Planaltina, Riacho Fundo I, São Sebastião, Cidade Estrutural, Gama, Brazlândia, Sobradinho II e Samambaia, além de Taguatinga e em unidades móveis nas comunidades do Sol Nascente, Pôr do Sol e Riacho Fundo II.

Clique aqui e conheça os cursos disponíveis e os locais onde serão realizados. As inscrições já estão disponíveis.

Mutirão da Simplificação

Já o Mutirão da Simplificação é uma ação em parceria com o Governo de Brasília, com o objetivo de apoiar os interessados a abertura, licenciamento e baixa de empresas, de forma prática e simplificada, destinada à regularização do profissional que atua de maneira informal. O evento contará com uma estrutura montada em frente ao Restaurante Comunitário de Ceilândia. Essa é a segunda edição do mutirão em 2017 – a primeira foi realizada em Planaltina, de 4 a 11 de abril.

Além de agentes e consultores do Sebrae, estarão presentes representantes da Administração Regional, Corpo de Bombeiros, Agefis e outros órgãos responsáveis pela emissão de alvarás de funcionamento — documentos indispensáveis para o exercício de qualquer empreendimento comercial. “Além de regularizar a empresa, o empreendedor ainda pode tirar dúvidas e receber consultoria gratuitamente”, acrescenta a gerente do Sebrae-DF.

A comerciante Kelly Cristina dos Santos sabe bem o que é ver sua fonte de renda literalmente secar por trabalhar de forma irregular. Após ter sido demitida do emprego e acumulando uma dívida de R$ 40 mil reais, ela resolveu vender espetinhos em uma avenida no Setor Central do Gama.

Um dia, a Agefis passou e tirou todos os ambulantes da rua, inclusive eu. Foi um dia muito triste. Mas hoje sou grata por isso. Se os fiscais não tivessem feito aquilo, provavelmente, ainda estaria lá e não teria conquistado tudo o que consegui."
Kelly Cristina dos Santos, empreendedora

Decidida a ter o seu próprio negócio, Kelly procurou o Sebrae, virou uma microempreendedora individual do segmento de alimentação e tornou-se a “rainha do pastel”. Montou uma barraca na Feira dos Goianos do Gama, onde trabalha atualmente, e vende pastéis produzidos por ela mesma.

Kelly também atende encomendas e cuida da sua produção de cana-de-açúcar, que utiliza para fazer a famosa “garapa”. Terreno, aliás, que comprou com o lucro da empresa. “Também consegui pagar minha dívida, trocar de carro e comprar minha casa própria”, comemora.

Se ainda tem dúvidas sobre a formalização ou regularização do seu negócio, listamos alguns dos benefícios, confira:


Confira a relação completa das atividades permitidas para os MEIs e outras informações no Portal do Empreendedor.

Semana do MEI e Mutirão da Simplificação

De 8 a 13 de maio, em frente ao Restaurante Comunitário de Ceilândia

Demais cidades
Nas Salas do Empreendedor localizadas em Santa Maria, Itapoã, Recanto das Emas, Planaltina, Riacho Fundo I, São Sebastião, Cidade Estrutural, Gama, Brazlândia, Sobradinho II e Samambaia, além da Administração Regional de Taguatinga e no Riacho Fundo II.

Atendimento remoto

Central de Relacionamento (0800 570 0800), no serviço Fale com o Especialista e em outras informações disponíveis no portal do Sebrae no DF. fonte: Metropóles

Quero CompartilharShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
5maio/170

Professores são vacinados contra gripe em escolas do DF

O secretário de Saúde do DF, Humberto Lucena, vacina professora durante campanha contra gripeMarcelo Camargo/Agência Brasil

Wendel A. Sousa*

 O Ministério da Saúde e o governo de Brasília promoveram hoje (3) a vacinação dos professores contra gripe na Escola Classe 302 Norte, na capital federal. Cerca de 30 professores foram imunizados contra o vírus Influenza H1N1. A ação é parte do programa Saúde na Escola.

Neste primeiro ano em que os professores foram incluídos no grupo prioritário, o Ministério da Saúde pretende imunizar 2,3 milhões de profissionais da área da educação em todo o país. O público da campanha inclui também profissionais de saúde, maiores de 65 anos e crianças de até 5 anos. O Distrito Federal pretende vacinar 600 mil pessoas nessa campanha.

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, recomendou que os alunos transmitam a informação sobre a vacinação aos pais e avós: “É de suma importância que os profissionais da educação, da saúde, pessoas com mais de 65 anos, as crianças, enfim, todos os grupos se vacinem. E é muito importante que isso [a vacinação] seja feito na escola, pois o efeito pedagógico é uma oportunidade de ampliação da cobertura vacinal. Especialmente das nossas crianças”, disse.

Para o ministro da Saúde, Ricardo Barros, o exemplo dos professores ajudará a atingir a ampliar a cobertura vacinal em 2017: “Este ano o orçamento é de R$ 3,9 bilhões para o programa nacional de imunização. São 300 milhões de doses, para 19 tipos de vacinas que são distribuídas durante todo o ano, para esse que é o melhor programa de imunização do mundo”, ressaltou.

Segundo o secretário de Saúde do Distrito Federal, Humberto Fonseca, os professores de escolas que não receberam ações como a de hoje deverão procurar os postos de vacinação. No dia D de mobilização nacional, em 13 de maio, mais de 150 salas que funcionarão das 7h às 19h. A campanha de vacinação teve início no dia 17 de abril e segue até 26 de maio.

*Estagiário sob a supervisão da editora Lidia Neves

Quero CompartilharShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
5maio/170

Supremo decide que Pimentel pode ser processado sem aval da Assembleia de Minas

Por 8 votos a 2, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (3) que o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, pode ser processado na Operação Acrônimo, da Polícia Federal (PF). No julgamento, a maioria dos ministros entendeu que é inconstitucional uma norma da Constituição de Minas Gerais que condiciona a abertura de ação penal no Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra o governador à autorização da Assembleia Legislativa do estado.

Votaram a favor a favor da dispensa de autorização os ministros Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio e a presidente, Cármen Lúcia. Dias Toffoli e Celso de Mello foram votos vencidos.

Com a decisão, o STJ, tribunal responsável pelo julgamento de governadores, poderá votar a questão novamente e decidir se Pimentel, denunciado na operação, passará à condição de réu nas investigações. Em outubro do ano passado, o STJ entendeu que o governador só poderia ser processado após deliberação da Assembleia de Minas, conforme determina a regra estadual.

O caso chegou ao Supremo por meio de uma ação do DEM. O partido afirma que a norma mineira é inconstitucional e pede que o STF declare que não há necessidade de autorização da Assembleia Legislativa para o recebimento de denúncia contra o governador.

Operação Acrônimo

A denúncia contra Pimentel apresentada pela Procuradoria-Geral da República em maio é baseada nas investigações da PF no âmbito da Operação Acrônimo, instaurada para apurar esquemas ilegais que teriam beneficiado o governador na campanha eleitoral de 2014. Segundo a PF, empresas teriam pago vantagens ilegais durante o período em que Pimentel comandou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, entre 2011 e 2014.

O advogado do governador, Eugênio Pacelli, diz que a denúncia da Procuradoria é frágil e “feita com base exclusivamente em depoimento de colaborador, não se apoiando em nenhum meio de prova admitido pela Justiça”. ESTAÇÃODANOTICIA

Quero CompartilharShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
5maio/170

PGR PEDE A CASSAÇÃO DO MANDATO DO GOVERNADOR DA PARAÍBA

COUTINHO (PB) É ACUSADO DE USAR A MÁQUINA PÚBLICA PARA SE ELEGER

Quero CompartilharShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
5maio/170

EX-MINISTRO É RECEBIDO AOS GRITOS DE ‘DIRCEU, LADRÃO, SEU LUGAR É NA PRISÃO’

BRASILIENSES RECEBEM EX-MINISTRO DE LULA COM PANELAÇO E REVOLTA

DIRCEU FEZ EXPRESSÃO DE DEBOCHE, AINDA NO CARRO, ENQUANTO ERA SAUDADO COM XINGAMENTOS. (FOTO: DIDA SAMPAIO/AE)

Quero CompartilharShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn